História da Dom Queijo

O prenome “Dom” da Dom Queijo é uma homenagem à nossa cidade, Dom Macedo Costa, onde está situado o nosso empreendimento. A família Cerqueira nasceu às margens do Rio Jaguaripe há mais de 100 anos. Mas foi em 2016 que Leonardo, representando a 3ª geração da família Cerqueira, após concluir seus estudos na capital do estado, retornou para Dom Macedo Costa com o sonho de empreender nas terras de origem de sua família. Visando resgatar a tradição da região, que outrora foi considerada uma grande bacia leiteira, enfrentou grandes desafios em um cenário decadente da pecuária de leite. Ele chegou a ser considerado “louco” pela pequena população da cidade, que atualmente possui menos de 5 mil habitantes, ao decidir investir todos os seus esforços e recursos para fomentar a produção de leite na região.

Leonardo buscou, além da agregação de valor através do beneficiamento do leite produzido na Fazenda Terra Boa, estruturar um empreendimento que, além da produção e comercialização de queijos e produtos lácteos, integrasse a atividade de turismo rural, com o intuito de dar visibilidade à cidade de Dom Macedo Costa, gerando emprego e renda através do negócio, que hoje emprega 1% da população do município.

A Dom Queijo cresceu com o apoio da família e amigos que acreditaram no sonho, migraram para o campo e construíram a várias mãos o que hoje é a Dom Artesanal. Esse projeto engloba não só a produção de lácteos através da Dom Queijo, mas também a nossa loja de produtos artesanais, a Cave Dom Queijo — inspirada nas cavernas de maturação de queijos da Europa —, nossos chalés que oferecem uma aconchegante hospedagem para os visitantes, e a nossa Cozinha Dom Queijo, que é o nosso restaurante, oferecendo o melhor da comida regional, incluindo pratos premiados que levam em suas receitas nossos queijos artesanais.

× Dúvidas fale conosco